Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

A diversidade natural que encanta quem visita Agudo

Aventura, bela natureza e gastronomia colonial são os atrativos do município

Publicação:

Vista aérea do rio Jacuí e barragem da usina Hidrelétrica Dona Francisca, na divisa dos municípios de Agudo e Nova Palma, Rio Grande do Sul
Beleza natural encanta os turistas que visitam Agudo - Foto: Fulano de Tal

O município de Agudo está na região turística Central do Rio Grande do Sul e se destaca pela natureza e gastronomia. Colonizada por alemães, a cidade oferece a degustação de cafés coloniais, que representam a tradição dos imigrantes. Depois de uma boa refeição, a dica é fazer um passeio ao ar livre e curtir a rica flora nativa, cheia de contrastes.

A Cascata Raddatz é uma dessas opções naturais da região que proporciona uma experiência singular aos visitantes. Para chegar até o destino, é necessário percorrer um trajeto de 12 quilômetros em estrada de terra, com belo visual e contato com a cultura dos colonizadores. Por fim, há uma escadaria com 132 degraus, que leva até uma queda d´água com 32 metros de altura.

O Balneário Hoffmann é outro ponto muito visitado. Além do poço com 3 metros de profundidade, que é ideal para banho, há boa infraestrutura para receber o público, com camping, bar e canchas esportivas. O local fica aberto para visitação de novembro a março.

O turismo de aventura também é uma alternativa que garante a diversão de quem escolhe Agudo como destino. No Morro da Aleluia, por exemplo, é possível realizar o voo livre, por meio da asa-delta e do paraglider, em um cenário com 424 metros de altitude. A vista exuberante da região compensa qualquer esforço para que a prática, cheia de adrenalina, se torne inesquecível!

Distância da capital

Agudo está a 250 quilômetros de Porto Alegre e o acesso mais utilizado, partindo da capital é a RS-384.

Demonstração do Matriz