Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Bento Gonçalves e a força do Enoturismo da Serra Gaúcha

A capital brasileira da uva e do vinho possui diversas vinícolas que produzem vinhos de qualidade superior

Publicação:

Parreiral com muitos cachos de uva preta
Bento Gonçalves é conhecida como a capital brasileira da Uva e Vinho

O destino é bem conhecido dos gaúchos e muito procurado por quem vem ao Estado em busca de um roteiro turístico que ofereça boas opções gastronômicas e, sobretudo, diferentes tipos de vinhos. Em Bento Gonçalves, o Enoturismo é o destaque, o atrativo responsável pela visita anual de mais de um milhão de pessoas, que buscam o clima hospitaleiro da Serra Gaúcha.

O Vale dos Vinhedos, por exemplo, traz a marca da imigração italiana na região e representa o legado histórico e cultural desse povo que chegou ao país em 1875. Vales e montanhas, cobertas por parreirais, destacam a paisagem e ilustram a beleza natural do local.

“Bento Gonçalves é conhecida como a capital brasileira da Uva e do Vinho e a boa vocação industrial e turística da cidade são referenciais para o desenvolvimento do turismo no país e até no exterior”, afirmou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Juvir Costella.

A força da vitivinicultura, por sua vez, está representada em números. Somente no Vale dos Vinhedos são 34 vinícolas e na cidade são 74 propriedades dedicadas a atividade. Além disso, esta é a primeira região do Brasil a obter o Selo de Identificação de Procedência e a Denominação de Origem, certificações específicas que garantem qualidade superior para a bebida ali produzida.

Para abrigar os turistas, 33 meios de hospedagem, entre hotéis e pousadas, estão disponíveis no município. Ao todo, são quase três mil leitos. A oferta de restaurantes também é extensa e, atualmente, já ultrapassa os 100 estabelecimentos, de acordo com dados da prefeitura da cidade.

Para finalizar a visita, outra boa dica é o passeio de trem a vapor, a chamada Maria Fumaça. São 23 quilômetros de percurso entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. O tour tem a duração média de duas horas e acontece ao som de músicas italianas, muito vinho, suco de uva e biscoito colonial.

Confira um roteiro completo do que fazer e onde ficar hospedado na cidade!

Demonstração do Matriz