Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Caxias do Sul: os atrativos da cidade que sedia a Festa Nacional da Uva

Publicação:

Casas típicas de madeira da serra gaúcha iluminadas à noite, sob as araucárias, em noite de lua cheia.
A tradicional Festa da Uva atrai turistas de todo país a Caxias do Sul.

Caxias do Sul é a segunda cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, com mais de 400 mil habitantes. O município, que cultua a marca dos imigrantes italianos, é também conhecido pelas contribuições históricas para o desenvolvimento da uva e do vinho brasileiro. Aliás, a tradição é tanta, que a Festa Nacional da Uva não poderia estar sediada em outro lugar.

Na 31ª edição, a festa já está consolidada como uma das mais representativas celebrações culturais do país. O evento foi inaugurado oficialmente nessa quinta-feira (18) com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, do secretário em exercício do Turismo, Esporte e Lazer (Setel), Sarico Moura, do diretor de Turismo do Rio Grande do Sul, Abdon Barretto Filho e demais autoridades estaduais e até nacionais.

“A Festa da Uva é referência nacional em gestão. O envolvimento da comunidade com a organização do evento é algo realmente impressionante. São fatores que ajudam a impulsionar a economia da região, pois também geram trabalho e renda para milhares de pessoas”, afirmou o secretário em exercício, Sarico Moura.

Neste ano, o destaque é a comemoração dos 140 anos da imigração italiana, que é celebrada até o mês de maio. Ao todo serão 460 estandes nos 9,4 mil metros quadrados que constituem os pavilhões no Parque de Exposições da festa. A Setel apoia o espaço ”Nostra América”, local destinado para os 10 municípios que realizaram a Festa da Uva de 1950, além de uma praça com um coreto para apresentações culturais e um estande próprio com 60 metros quadrados.

Outra novidade é o lançamento do mapa detalhado da Região Uva e Vinho com informações turísticas, telefones úteis e dados sobre os respectivos acessos pelas rodovias gaúchas. O material informativo está sendo distribuído gratuitamente para os visitantes. A festa encerra no dia 6 de março e funciona de segunda a domingo.

Fora do evento, quem for a Caxias do Sul não pode deixar de conhecer o roteiro “Caminhos da Colônia”, uma deliciosa experiência em meio à natureza. O trajeto de 35 quilômetros passa por Santa Justina, Otávio Rocha e Flores da Cunha, antes de retornar para Caxias. Durante o passeio, é possível degustar pães, queijos, salames e, claro, vinhos locais.

Demonstração do Matriz