Semana Farroupilha movimenta calendário de eventos no Estado

Publicação:

Grupo de casais vestidos com roupas tradicionalistas do Rio Grande do Sul segurando e sacudindo tecidos nas cores amarela, verde e vermelha.
Semana Farroupilha intensifica calendário de eventos no Rio Grande do Sul. - Foto: Antenor Tatsch Junior

A Semana Farroupilha é um momento tão especial de culto às tradições do nosso Estado que é normatizada por uma lei estadual (nº 4.850/64) e regulamentada por um decreto (36.180/95). As manifestações culturais oficiais do período são determinadas por diretrizes gerais que envolvem os Centros de Tradição Gaúcha, escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, além de entidades associativas e desportivas do Rio Grande do Sul.

No interior gaúcho, o destaque é o incremento do calendário de eventos com a temática farroupilha. A Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer (Setel) divulga e promove os 34 eventos, distribuídos em diferentes partes do Estado. As festividades e cerimônias são as mais diversas e vão desde rodadas de chimarrão, oficinas de churrasco, doces campeiros, danças tradicionalistas até tertúlias ao ar livre - tudo relacionado com a maior festa popular gaúcha.

“A Semana Farroupilha é tempo de homenagear o Rio Grande do Sul. Portanto,
promover os eventos tradicionalistas, que acontecem nas 25 regiões turísticas do nosso Estado, é uma forma de demonstrar o nosso apreço com a perpetuação da cultura gaúcha”, ressaltou o secretário do Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Juvir Costella.

Em Porto Alegre, o Acampamento Farroupilha reúne quase 400 entidades no Parque da Harmonia. O evento acontece no local desde 1981 e, segundo a prefeitura da Capital, deve receber um milhão de visitantes até o dia 20 de setembro. Deste total, já foram contabilizadas visitas de pessoas de 18 estados brasileiros e turistas de 20 países.

Demonstração do Matriz